Deixar cada cômodo da sua casa ou apartamento com a sua cara pode ser uma missão desafiadora, principalmente quando não se conta com ajuda profissional.
O ambiente deve refletir a personalidade dos donos e criar uma atmosfera harmoniosa. Por isso, o conjunto de escolhas dos móveis, objetos decorativos, cores nas paredes e outros detalhes precisam considerar os diversos estilos de decoração e o gosto dos moradores.
Se você quer renovar sua decoração, fazer uma reforma ou está começando agora a montar o seu lar, conhecer os estilos de decoração pode ser de grande ajuda nessa jornada.
Conheça 5 estilos de decoração e descubra qual deles mais combina com você.
Clássico – luxo e sofisticação
O estilo que nunca sai de moda é inspirado na arquitetura grega e romana. Combina muito bem com ambientes amplos, móveis em madeiras nobres e ornamentos em tapeçarias e cortinas. Mas também funciona para pequenos espaços e pode ser evidenciado na escolha de Cadeiras, sofás e poltronas elegantes. Também nos espelhos com molduras ornamentadas, lustres, arranjos florais e abajures.
Nas paredes a decoração clássica pede detalhes em gesso, molduras grandes e obras de arte com destaque para natureza morta e retratos. Objetos em cristal e a porcelana dão um toque especial para os ambientes.
Rústico – aconchego e conforto
Inspirado em decorações antigas e casas de campo, esse estilo que privilegia as composições mais naturais. Móveis antigos, madeira gasta pelo tempo, peças artesanais, cestos em vime ou palha e objetos feitos em cerâmica são ótimas pedidas.
Os objetos como mantas, colchas e almofadas trazem cores vibrantes e estampas grandes. Nesse estilo vale a pena usar objetos de decoração que sejam relíquias de família ou lembranças de viagens.
Minimalista – funcionalidade e elegância
O estilo minimalista surgiu no período após a segunda guerra mundial, quando as famílias precisavam reconstruir as suas vidas e de utilizavam o mínimo necessário para uma casa.
A funcionalidade assume o papel principal, ambientes com poucos elementos, espaço para circulação e visual limpos levam o conceito de simplicidade para os cômodos. As superfícies lisas e polidas dão um ar leve, as cores frias e neutras ressaltam a presença da luz natural.
Ah, ao contrário do muitos pensam, o estilo não é sem graça, “o menos é mais” pode ser sofisticado.
Contemporâneo – praticidade e diversão
Surgiu na segunda metade do século XX com uma proposta de aliar simplicidade e estilo.
A mobília costuma ser ampla, porém baixa, trazendo mais volume próximo ao chão e deixando as paredes livres. O uso de cores vivas como amarelo, magenta e verde em detalhes complementam perfeitamente os tons de cinza, branco e creme, usados na base na decoração contemporânea.
Quem quer ambientes sempre atuais precisa ficar de olho nas tendências e criar uma ambientes que funcionem como uma metamorfose de ideias.
Para 2020, a pegada é sustentável, tecnológica, colorida e sensorial, a dica é usar formas geométricas, cores e texturas diversas para produzir ambientes divertidos e modernos.
Industrial – contraste e liberdade
O estilo industrial ganhou espaço a partir dos anos 50 em Nova Iorque, os galpões até então ocupados por indústrias começaram a se transformar em casas e detalhes como tubulações aparentes e o uso de madeira, metais e concreto foram adicionados à decoração.
Predominância de cores escuras com os detalhes em cores fortes, paredes com tijolo à mostra, madeira, concreto e metal são características cheias de charme e que marcam o estilo.
São muitos os estilos de decoração, mostramos aqui apenas 5 deles e algumas características marcantes para ajudar na identificação do que mais combina com você.
Não existe um estilo ideal, existe uma linha que se adéqua aos gostos, necessidades e estrutura do imóvel
O melhor caminho é misturar elementos para criar uma estética única. E pode até ousar e misturar diferentes estilos num mesmo cômodo. O que importa mesmo é dar a sua cara ao ambiente.
Com atenção aos detalhes, às características dos estilos e o seu toque de bom gosto é possível ser muito ter sucesso na missão de decorar, o segredo está na dose. Mas se puder, conte com ajuda profissional para facilitar o trabalho e potencializar os resultados.
E aí, estamos curiosos para saber qual estilo de decoração combina mais com você. Conte aqui nos comentários.