⏲️ Tempo de leitura: 7 min
🌿 Deixe o seu lar sustentável e com ar de natureza! O jardim vertical é um tipo de decoração que destaca e deixa qualquer imóvel mais bonito. É uma excelente opção que valoriza fortemente os ambientes onde são inseridos. É uma modalidade paisagística que se tornou tendência no Brasil nos últimos anos.
🧘♀️ E mais! Ao fazer um jardim vertical em casa, você terá diversos benefícios, além de oferecer ar puro e relaxamento. Também é uma ótima alternativa para quem mora em casa ou apartamento que tem pouco espaço.
📋 Preparamos este conteúdo especial com tudo o que você precisa saber para montar seu jardim vertical Vamos lá?
🤔 Mas o que é jardim vertical?
🌱 Também conhecido como parede verde e ecoparede, o jardim vertical é um tipo de decoração com plantas em paredes internas ou externas de casas e apartamentos. É uma forma de integrar a natureza em edificações.
😌 Além de deixar os ambientes com um toque aconchegante, é uma excelente alternativa para quem gosta de estar sempre em contato com a natureza.
👉 Curiosidade: o botânico e paisagista francês, Patrick Blanc, foi o inventor dos jardins verticais – essa tendência começou a ganhar força a partir de 1990. Hoje ele é considerado referência no Brasil e no mundo.
✅ Quais são as vantagens de ter esse tipo de jardim?
Antes de tudo, você precisa saber quais são os principais benefícios ao fazer seu jardim vertical em casa. Confira agora:
🧠 Melhora a saúde mental: cuidar de plantas reduz o estresse, melhora o humor, diminui a sensação de cansaço e aumenta sua capacidade de atenção, pois você vai estar sempre em contato com a natureza. É uma forma de cuidar da sua saúde mental.
💡 Reduz a conta de luz: as plantas do jardim reduzem os efeitos dos raios solares nos ambientes e deixam a temperatura mais amena, pois dispensa a utilização de ventilador e ar condicionado, por exemplo.
🔇 Diminuição dos ruídos: quando instalado em muros largos ou paredes de ambientes internos, o jardim vertical tem a capacidade de reduzir o barulho externo, mas não substitui o isolamento acústico.
🌬️ Purifica o ar: o jardim vertical tem um grande poder de purificar o ar dos ambientes do imóvel. Contribui para o bem-estar, deixa os ambientes com a sensação de frescor e deixa o clima ainda mais agradável.
🛠️ Entenda agora como instalar um jardim vertical
1º Escolha o local: o primeiro passo é escolher o lugar onde será a base. Opte por uma parede que seja lisa. Dê preferência para um ambiente que seja mais iluminado, ventilado e que seja possível molhar as plantas para que não danifique algum móvel. Se você mora em apartamento, uma ótima opção é montar seu jardim na varanda, por exemplo.
2º Escolha os tipos de plantas que você vai utilizar: se o seu jardim for instalado em local que recebe o sol por muito tempo, escolha espécies de plantas que se adaptam facilmente ao excesso do sol como a murta, aspargo-pluma, brilhantina, bulbine, hera, barba-de-serpente, colar-de-pérolas, orquídea-grapete e flor de coral.
☂️ Para ambientes que têm mais sombra ou paredes internas, opte por dedo-de-moça, bromélia, samambaia, areca-bambú, jiboia, rabo-de-rato, babosa-de-pau, chifre-de-veado, flor-de-maio, comigo-ninguém-pode e zamioculca.
3º Escolha a estrutura: essa é a parte mais importante – é nela que seu jardim será montado e onde as plantas vão se desenvolver. Para te ajudar nessa etapa, reunimos algumas estruturas que são fáceis de montar em casa. Veja abaixo:
👉 Cano de PVC: além de ser barato, também é muito fácil de montar. Você pode utilizar um cano de PVC de aproximadamente 150mm de diâmetro, mas o tamanho pode ser de acordo com sua preferência e do espaço onde será instalado. Divida o cano ao meio e prenda com prego no pallet ou outro tipo de madeira – é dentro do cano que vai plantar. Você tem a opção de pintar o cano com tinta spray, se você preferir. Além disso, você também pode plantar hortaliças, temperos ou vegetais e transformar seu jardim em uma mini horta. Olha só que bacana!
👉 Pallet de madeira: você pode pendurar os vasos das plantas diretamente no pallet com auxílio de um martelo e um prego que aguente o peso do vaso. Você também pode usar o pallet para plantar diretamente nele. Para fazer isso, você vai precisar de mais alguns pedaços de madeira da mesma largura para tampar a parte de baixo que vai servir de base para colocar a terra. Essa é uma ótima opção, mas é preciso ter habilidade com as ferramentas. E o melhor de tudo: hoje em dia é possível comprar toda a estrutura pronta na internet.
💬 Dica extra! Você pode optar por fazer um jardim vertical com plantas artificiais. Essa é uma excelente opção com variadas espécies de plantas e tamanhos que são as placas de grama, por exemplo. Além disso, estão livres de manutenção e irrigação. Você também encontra diversos modelos na internet.
😉 Agora que você entendeu como é feito e quais são as vantagens de inserir um jardim vertical em casa, saiba que é uma forma de renovar a decoração. Ter esse tipo de jardim em seu lar vai muito além da estética, pois é algo que favorece todos os ambientes do imóvel e proporciona bem-estar aos moradores ao trazer a natureza para dentro de casa de alguma forma. Seja sustentável.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe esse conteúdo e deixe seu comentário!
Isso só a Jair Amintas Netimóveis faz por você! Até a próxima!
• Site: jairamintas.com.br
• Telefone/Whatsapp: (38) 3201-2333
• Instragram: @jairamintasimoveis