Amigo que late, mia, faz bagunça e enche a vida de alegria.
São muitas as opções, mas cães e gatos ainda ganham na lista dos pets mais queridos e procurados.
A realidade dos apartamentos pode ser um obstáculo para quem procura ter um bichinho de estimação. Mas o post de hoje vai mostrar que com adaptações e cuidados é possível fazer essa relação cheia de amor dar certo, mesmo morando em um apê.
Espaço
Prefira raças de pequeno porte e não prenda o cachorro em um único cômodo, deixe solto e invista em brinquedos.
O gato tem grande capacidade de se adaptar em ambientes menores e gosta especialmente dos lugares altos, para evitar acidentes, tenha cuidado com o que guarda em estantes ou prateleiras. Brinquedos de afiar as unhas são importantes para o seu felino não danificar seus móveis.
Para ajudar com a disciplina do pet, deixe os brinquedos, potes de comida e caminha nos devidos lugares, assim ele vai entender onde cada coisa deve ser feita.
Defina um local para que o pet faça as necessidades. Geralmente, esse espaço fica na área de serviço ou outro usado com menos frequência. No caso dos gatos, use caixa com areia, para os cães, a sugestão é utilizar jornal velho ou toalhas higiênicas específicas para essa finalidade.
Segurança
Instale telas de proteção nas janelas e varandas, cuidado com objetos que podem perfurar ou cortar e mantenha produtos de limpeza e químicos em geral bem guardados. Os pets são curiosos e levados.
Atenção às regras do condomínio, busque informações antes de fazer qualquer intervenção.
Passeio e Limpeza
Mantenha o ambiente e o pet limpos e defina uma rotina de passeio. Os apartamentos muitas vezes são pequenos e alguns condomínios não têm área de lazer adequada para o pet, ou não permitem a circulação de animais.
De qualquer forma, é necessário criar uma rotina de atividades, para que o animal se exercite de forma divertida. Verifique as diretrizes do condomínio e respeite a privacidade dos vizinhos.
Evite problemas, leve saquinhos coletores de sujeira e não deixe seu pet solto no elevador ou nas áreas comuns. Mantenha os ambientes limpos para evitar multas e advertências desnecessárias.
Para a limpeza do espaço doméstico, a dica é usar uma solução caseira para eliminar cheirinho característico dos pets: dilua três colheres de sopa de vinagre branco em um litro de água e passe com um pano no chão. O vinagre elimina os odores, não mancha o piso e não causa alergias.
Convivência e vizinhos
Nem todo mundo gosta de conviver com animais de estimação. Por isso, latidos e barulhos excessivos podem incomodar os vizinhos e causar problema até com a administração do condomínio. Fique de olho no excesso de latido, isso pode indicar de que algo não está bem na saúde do animal. Nesse caso, procure ajuda de um veterinário e considere a possibilidade de contratar serviços de adestramento.
Se tiver algum problema com vizinhos por conta do seu pet, a melhor solução é sempre a boa e já conhecida conversa.
É muito amor envolvido com os pets, não é? Como vimos aqui, é possível criar um pet com segurança e de forma tranquila, apesar do espaço e do tipo de moradia.
Esperamos que o conteúdo seja proveitoso e contribua para você curtir seu bichinho mesmo morando em apê.
Fique à vontade para recomendar o nosso post e deixar a sua opinião nos comentários.
Até a próxima!