Na hora de financiar um imóvel, é preciso seguir algumas etapas para que todo o processo seja realizado da melhor forma do início ao fim. Veja agora quais são:
1ª – Aprovação de cadastro: apresentação da documentação e aprovação do cadastro dos contratantes;
2ª – Engenharia: os contratantes deverão pagar a taxa de engenharia para que ocorra a visita do engenheiro do banco para a validação estrutural e preço de mercado do imóvel a ser financiado;
3ª- Conformidade: envio de toda a documentação e laudo para setor jurídico do banco para aprovação final do crédito, liberação para aprovação e impressão do contrato.
4ª – Agendamento da assinatura no banco: quando o contrato de financiamento está disponível na agência bancária para assinatura, o gerente do banco entra em contato para agendar o dia e horário para as partes comparecerem à agência para assinarem.
5ª – Assinatura do contrato no banco: com o contrato de financiamento assinado (esse contrato por lei tem força de escritura), o mesmo também deverá ser levado para o registro onde será efetuado a averbação na matrícula do imóvel da “alienação fiduciária” e, em seguida, a liberação dos recursos na conta dos vendedores.
6ª – Troca de titularidade: finalizado o registro em nome dos novos compradores, é feita a troca de titularidade e posse do imóvel.