Estar em um ambiente amigável pode ser uma grande motivação para continuar com o bom trabalho. Mas para funcionar bem é preciso que cada integrante se comprometa a dar uma parcela individual e que demonstre o compromisso com o coletivo.
Certas posturas simples podem ser adotadas para um melhor ambiente de trabalho. Confira 5 dicas para deixar o expediente mais leve e produtivo.
1) Desenvolva foco
Quem consegue manter o foco em suas tarefas, lida melhor com as atividades e demonstra mais eficiência. Se todos tiverem essa postura, o trabalho vai fluir bem e isso interfere diretamente no humor.
2) Tenha uma postura positiva
Aprenda a valorizar os pontos favoráveis de cada situação, salientar o lado negativo somente vai aumentar as reclamações, deixar o clima mais tenso e espalhar o pessimismo para todos ao redor. Mesmo que as coisas estejam difíceis, controle as emoções, não demonstre a sua irritabilidade e controle o seu mau-humor.
3) Respeite
O ambiente de trabalho abriga perfis muito distintos, tem os quietinhos, os extravagantes, os calados, os tagarelas, os muito solícitos, os “sem noção”, mas todos estão juntos por um mesmo objetivo. Então, respeite! Não precisa morrer de amores, basta entender que cada um é como é. Ah! Vale ter atenção extra quando o assunto é criticar.
Críticas costumam ser comuns no ambiente de trabalho, mas existem formas de fazer isso sem machucar, sem destratar e sem diminuir alguém ou os esforços de quem quer que seja. Aprenda a medir as palavras, tolere as diferenças e se esforce para entender o outro.
4) Seja flexível
Não porque você sempre fez uma coisa de determinado jeito que a maneira diferente do colega realizar a mesma tarefa esteja errada. A flexibilidade é uma competência importante para lidar com os colegas de trabalho. Saber ouvir e reconhecer quando é preciso ceder são posturas essenciais para um melhor ambiente de trabalho. As pessoas são diferentes, os pensamentos e as experiências também são, e é isso que enriquece a equipe e ajuda a encontrar soluções criativas e eficazes.
5) Assuma os próprios erros
Todo mundo comete um deslize de vez em quando, e isso não é o fim do mundo. O grande problema reside na postura comum de repassar a culpa pelo equívoco para outras pessoas. Esse tipo de comportamento costuma gerar um clima bélico altamente contagioso. O segredo aqui é reconhecer o erro e apresentar uma solução.
Dica bônus: Use e abuse da gentileza
A gentileza é um tempero importante de qualquer relação e faz uma grande diferença para um melhor ambiente de trabalho. Cumprimente as pessoas, use as palavrinhas mágicas: obrigado (a), por favor, com licença.
Saiba cobrar dos seus colegas – uma postura arrogante é um gatilho para um contra-ataque na mesma altura.
Escolha momentos e locais adequados para puxar a orelha de alguém e faça isso com dignidade e equilíbrio.
Claro que é muito mais fácil falar do que aplicar tudo isso, mas os esforços para um melhor ambiente de trabalho certamente valerão a pena. E todos saem ganhando.
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Até a próxima!